San Valentino é o santo dos enamorados e no hemisfério norte o dia 14 de fevereiro é dedicado a eles.
Há uma história não muito romântica associada a esta data.
O padre Valentino di Terni tinha uma conduta curiosa que não era bem vista pela sociedade da época. Em pleno século III celebrava casamentos de forma clandestina. Muitos casais recorriam a ele para unirem-se em matrimônio e desta forma burlar o que as famílias haviam planejado para o futuro.
O grave erro foi descoberto e pela ira do Imperador de Roma Claudio II, Valentino foi decapitado em 14 de fevereiro de 273 d.C.
A partir de então nascem as festividades em homenagem ao Santo Mártir.
Impossível contar essa história sem lembrar do casal mais famoso da literatura e que também casou-se clandestinamente:
Romeu e Julieta (Romeo e Giulietta) apaixonaram-se imediatamente antes mesmo de se darem conta de que eram Montecchio e Cappuletto.
Depois perceberam que não poderiam mais ficar separados. E então qual seria a melhor solução para ambos? Casar às escondidas, óbvio! Pediram ajuda ao Frei Lorenzo da Reggio para colocar em prática o plano secreto. O padre aceitou a proposta acreditando que aquele ato colocaria fim à inimizade que já durava muitos anos.
Mas a comunicação entre o casal não fluiu tão bem como deveria, e por esta falha Romeu não ficou sabendo de parte do plano de Julieta e o fim trágico todos conhecem.
Acredita-se que Shakespeare tenha se inspirado numa história já conhecida na Itália, antes escrita por Matteo Bandello, que teria contado em uma novela a antiga rivalidade entre as famílias e o infeliz destino dos jovens amantes.
A bella Verona foi cenário para esta triste história e até hoje a cidade recebe inúmeros visitantes que procuram pelos locais onde teriam vivido Romeu e Julieta.
Comments