Esta é outra dúvida comum a muitas pessoas e vamos explicar as diferenças entre dar entrada no processo diretamente no Consulado no Brasil ou reconhecer a cidadania na Itália.
Para o processo no Brasil, vamos utilizar as informações que existem no site do Consulado de Curitiba, que atende residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina. Verifique a sua representação consular pois há diferenças no formato do agendamento e pagamento da taxa.
- O primeiro passo é mandar o pedido. Você deverá baixar um formulário, preencher com os dados solicitados, assinar, reconhecer firma e enviar pelo Correio. Não é necessário mandar nenhum documento nesta etapa. Ela é feita para que você “entre na fila” para a convocação. Os requerimentos são individuais, mas é possível incluir os filhos menores no mesmo requerimento dos pais.
- Ao seu pedido será fornecido um número que será inserido na lista de espera. Através deste número você poderá acompanhar o andamento da fila.
- É de responsabilidade do requerente acompanhar no site do Consulado a progressão da lista de espera.
- A convocação é feita pelo site, mediante a publicação do número. Somente quando houver a convocação você deverá pagar a taxa de 300 euros e apresentar a documentação solicitada. Fique atento à lista de documentos exigidos pelos Consulados no Brasil.
- Após a apresentação da documentação, o Consulado verifica e envia o processo ao Comune Italiano para então concluir os procedimentos.
Os documentos não tem prazo de validade. Comece a preparar a sua documentação conforme for se aproximando a sua convocação. O processo todo pode levar até 12 anos, pois há milhares de pessoas na fila.
Então, nossa sugestão é que você se inscreva na fila do Consulado o quanto antes!
Se você deseja fazer seu processo de reconhecimento diretamente na Itália, podemos indicar parceiros de confiança que podem assessorar em todas as etapas. Entre em contato conosco!
Comments