Há diversos lugares na Itália que são resguardados pelos critérios estabelecidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura).
Fundada em 1945 a UNESCO tem como finalidade identificar, conservar e preservar para as futuras gerações os patrimônios naturais e culturais do mundo inteiro.
Os patrimônios mundiais são constituídos de bens que, além de pertencerem aos territórios dos países aos quais estão localizados, pertencem ao mundo e tem valor universal. Para serem introduzidos na lista, devem corresponder a pelo menos um dos critérios rigorosos para inscrição. Você pode consultá-los aqui.
No Veneto são reconhecidos 8 Patrimônios da Humanidade, que estão totalmente ou em parte localizados na região, são eles:
- Cidade de Veneza e sua lagoa
- Cidade de Vicenza e as casas Palladinas do Veneto
- Horto Botânico de Padova
- Cidade de Verona
- Dolomitas
- Palafitas históricas do arco alpino
- Muralhas de conteção (Bergamo, Peschiera del Garda e Palmanova)
- Colinas do Prosecco (Conegliano Valdobbiadene)
Veneza é única no mundo.
La Serenissima é a capital da Província de Veneza e da região do Veneto.
É a padroeira dos mares, liga o mundo muçulmano ao mundo cristão e sobrevive do intenso turismo que faz dela uma das cidades mais visitadas do mundo.
Foi construída sobre 118 pequenas ilhas entre a terra firme e o Mar Adriático e constitui um complexo arquitetônico cortado por canais e unido por pontes. Existem grandes monumentos, como o Palazzo Ducale, a Basilica di San Marco, a Punta della Dogana (e la Chiesa di Santa Maria della Salute), Rialto.
No século XV foi uma das cidades mais poderosas da Itália e a maior cidade portuária do mundo. Depois de muitas guerras e disputa de território, passou a fazer parte do Reino da Itália a partir de 1866.
Há uma estrutura urbana muito bem abastecida, que se distingue de outras cidades por haver somente duas possibilidades para desenvolver a vida comercial e turística: pelos canais ou a pé.
O transporte público ou privado circula pelas águas e conecta todas as ilhas que são pequenos polos turísticos.
Dia 25 de março Veneza completou 1599 anos. E nos últimos tempos tem sofrido com as constantes inundações, a chamada acqua alta.
Há uma intensa programação cultural planejada para a comemoração dos 1600 anos em 2021 na cidade que é famosa também pela Bienal de Arte e pelo Festival de Cinema.
Comments